segunda-feira, 3 de junho de 2013

Atualidade Cuba

Sou capaz de apostar que cai uma sobre esse tema:

A blogueira Yoani Sánchez precisou de escolta policial em Feira de Santana (BA) (Reginaldo Pereira/EFE)

Essa senhora entre os dois senhores é Yoani Sánchez. Ela é cubana, blogueira internacionalmente famosa e tem usado seu blog para dirigir críticas ao regime socialista cubano. Recentemente ela foi entrevistada num documentário: Conexão Cuba-Honduras. Esteve em Feira de Santana para a exibição do referido documentário, mas um grupo de estudantes e militantes de esquerda inviabilizou a exibição. A blogueira disse no seu blog: "Eles queriam me linchar. Eu, conversar. Eles seguiam ordens. Eu sou uma alma livre".
Por conta dessa recente visita a Feira de Santana, acredito que esse tema ainda dê assunto pra vestibular na prova de história ou Geografia, ai vai uma:


Cuba vive atualmente uma profunda crise econômica. Esta situação tem provocado a elevação do número de "balseros", fugitivos cubanos que tentam, com grande risco, a travessia para chegar aos EUA. O volume destes refugiados amplia-se a cada dia, tendo superado, nos últimos meses, a cifra de 50 mil.
Analise as afirmações a seguir:
1 - A situação econômica de Cuba agravou-se decisivamente com a dissolução dos regimes socialistas na Europa Oriental e da URSS, pois estes países compravam o açúcar cubano, seu principal produto, a preços acima do mercado.
2 - A imposição do embargo econômico e comercial pelos EUA mantém Cuba num estado de isolamento em relação ao mercado mundial. Este fato prejudica imensamente Cuba, já que na economia moderna nenhum país pode viver isolado.
3 - O fato de o território cubano distribuir-se num arquipélago de pequena dimensão explica sua inviabilidade econômica, já que existe sempre uma relação direta entre tamanho do território e desenvolvimento econômico.
4 - Os "balseros" são refugiados políticos, única e exclusivamente. São pessoas descontentes com o regime político e com a falta de perspectiva de abertura democrática. Nesse caso, a motivação econômica-material não tem tanta importância.
5 - A escassez de recursos naturais em Cuba, em especial o petróleo, compromete o futuro cubano, caso não haja imediatamente a suspensão do embargo econômico promovido pela EUA.

Assinale a alternativa que contenha o conjunto de afirmações verdadeiras:
a) 2 - 3 - 4 - 5
b) 2 - 4 - 5
c) 1 - 2 - 5
d) 1 - 2 - 3 - 5
e) 3 - 4 - 5

Essa é uma questão de código, você deve analisar as cinco afirmações dos números e somente algumas delas estarão corretas, os números das afirmações corretas constarão na alternativa letra correta; Esse tipo de questão é mais fácil de responder, pois favorece a eliminação de alternativas erradas, nessa questão, por exemplo, a afirmação 1 é correta, isso já exclui as alternativas letras A, B e E. Percebeu?

Como eu já disse a afirmação 1 é CORRETA   A URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) no final da década de 80 e a dissolução de outras nações socialistas reduziu o número de países que apoiam Cuba, o que dificultou ainda mais a sua situação econômica. A 2 também é CORRETA o embargo dos EUA (Estados Unidos) põe Cuba num isolamento econômico, esse embargo é um fechamento do comércio dos EUA e seus aliados à Cuba, lá se dirige carros da década de 50 ainda. A 3 é ERRADA, o tamanho do território do país muito pouco tem a ver com o poder econômico do país, Suíça  por exemplo, é muito pequena, mas registra os melhores IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) do mundo. A 4 é ERRADA, pois os balseros não são dissidência política, a maioria deles é composta por pessoas pobres que procuram oportunidades de trabalho nos EUA. A 5 é CORRETA, o tamanho do território pode não ter muita importância, mas a disposição de recursos naturais é muito importante para a economia de um país, muito mais quando esse país vive no já referido embargo econômico.
 CORRETAS 1, 2 e 5, portanto Letra C.


6 comentários:

  1. Salve, Saulo!
    Uma vez Mestre, sempre Mestre... :D
    Acredito que a chave para entender a prova do Enem [q é o bicho papão da vez] é que elas sempre aparecem contextualizadas e numa teia de relações, e ñ atentar p isso é um tiro no pé!A abrangência que um acontecimento tem, dentro das provas é bem nesse sentido... a partir de um tema eles contemplam as "questões históricas" e de "atualidades", e creio que vc foi mto feliz em não deixar escapar este aspecto tão importante.
    Agradecida, por criar um espaço sério e de qualidade pra falar de História e outras questões...Nossas salas de aula agradecem!


    Profª. Joice

    ResponderExcluir
  2. Por conta disso mais que os manuais os estudantes que estão se preparando pra vestibulares e concursos precisam aprender a ler jornal, revista e bons sites. Estar bem informado e ter opinião é, por si só, um terço do caminho.
    Eu que agradeço por sua opinião tão construtiva.

    ResponderExcluir
  3. É importante compreender esse assunto e está preparado para saber lidar com os ganchos para outros temas que certas questões podem proporcionar. Compreender que países envolvidos, de alguma forma, com outros países socialistas ou pelo menos a favor de suas ideias. Como é o caso da Venezuela, onde Hugo Chavez era contra a imagem politica e econômica dos norte-americanos. Além de entender essa popularidade Yoani ser conquistada em outros países. E saber quais os motivos que a fez chegar ao Brasil.
    Por isso Saulo está de parabéns em tocar um assunto extremamente importante para jovens que desejam fazer uma boa prova de vestibular ou de concurso.
    É isso.

    ResponderExcluir
  4. Isso mesmo Cristiano. A morte de Hugo Chavéz, a visita de Yoani à Bahia, a primavera árabe e a crise na Coreia do Norte põem em choque o modelo de desenvolvimento capitalista liberal de um lado e de outro as economias alternativas (socialistas, trabalhistas e fechadas). Esse choque antigo, mas atual por conta dos últimos acontecimentos, certamente será cobrado em provas desse ano.
    Obrigado pelas congratulações, to sempre esperando essas boas contribuições.

    ResponderExcluir
  5. a imprensa liberal gosta de explorar essas exceções de pessoas que criticam os regimes socialistas, isso porque a imprensa é burguesa e age de acordo com o ideário burguês.

    ResponderExcluir
  6. O tema Cuba é um tema que precisa ser estudado, e é necessário não ouvir apenas um lado das notícias que chegam a nós cheias de veneno dos que defendem um modelo de sociedade no mundo que exclui a maioria das população levando distribuindo miséria e fome em detrimento a uma minoria que se lambuza em meio a opulência e esbórnia. Assim, mesmo que os que fazem, elaboram a prova, precisam deixar de ser tendenciosos e se a ter as fatos, que Cuba vive uma situação difícil em função de um bloqueio econômico norte-americano que já duramais de 45 anos.

    ResponderExcluir