segunda-feira, 29 de julho de 2013

Série: Prova de História 2013.2. Questão 7.


Liberalismo e Democracia.





QUESTÃO 7. A inclusão da luta pela igualdade no ideário do liberalismo, dito radical, trouxe, dentre outras consequências,

A) a defesa do sufrágio universal, superando as gradações discriminatórias de renda estabelecidas por leis eleitorais conservadoras.
B) a concretização de iguais oportunidades e direitos no mercado de trabalho, para homens, mulheres e crianças, nas áreas integrantes da Revolução Industrial.
C) o controle da informação, a partir da vigilância sobre a imprensa, como forma de disciplinar as opiniões do povo quanto ao desempenho dos governos.
D) o estabelecimento da igualdade de direitos entre ex-escravos e homens livres, nas sociedades escravistas da América, no século XIX.
E) a inclusão dos direitos de igualdade perante a lei, nos países de regime republicano, excluindo os países de governos monárquicos.

Essa questão é fundada no mesmo texto da questão 6, já publicada aqui. Por tanto olhem de novo o texto da questão 6, abaixo, e volte para a questão de hoje.
A chamada, segunda fase do liberalismo, no início do século XX é marcada por valores de democracia, buscando expandir os direitos políticos e de participação. Essa nova fase do Liberalismo superou a discriminação conservadora dentre as classes que podiam ou não votar e estabeleceram o Sufrágio Universal.

MUITA GENTE PERDEU ESSA POR NÃO CONHECER O SIGNIFICADO DO TERMO SUFRÁGIO UNIVERSAL.

Sufrágio Universal se dá quando todos os aptos numa sociedade podem votar sem qualquer discriminação à etnia, sexo, credo ou opinião política. O Brasil atualmente pratica o sufrágio Universal, pois todos os aptos e inscritos podem votar. Porém, até a década de Trinta no Brasil isso não era possível, pois as mulheres ainda não tinham esse direito.

Ficou claro já que é a LETRA A.


As demais alternativas estão erradas porquê essa expansão nos direito se deteve apenas nos direitos políticos ao voto nas eleições. Direitos sociais do trabalho, igualdade e dignidade da pessoa humana continuavam a não ser concretos, ex-escravos ainda eram vistos como inferiores e sofriam toda espécie de discriminação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário