terça-feira, 2 de julho de 2013

2 de julho; A Independência da Bahia.

Postagem EXTRA e especial: A exatos 190 anos se deu a Independência da Bahia. Mas o que representa o dia 2 de julho para a História do Brasil?

O Primeiro Passo para a Independência da Bahia, 1931 - Antônio Parreiras. 

O dia 2 de julho, mais que Independência da Bahia, deveria ser elevado a feriado nacional e tratado como o dia da consolidação da Independência do Brasil. Mas porquê?
A declaração de Independência em 7 de Setembro de 1822 com o grito do Ipiranga de “Independência ou morte” declarou que o Brasil a partir daquela data seria independente, mas falar que será independente não é fazê-lo efetivamente independente. Nem todas as províncias aceitaram a declaração de independência feita por D. Pedro I, muitas delas, dentre as quais a Bahia, mantiveram-se fieis à coroa portuguesa e não aceitaram a independência do Brasil; era o início da Guerra da Independência do Brasil. Durante quase 10 meses o novo exercito brasileiro batalhou contra as tropas portugueses que permaneciam no Brasil nas províncias fieis a coroa, principalmente na Bahia.
As maiores e ultimas batalhas de expulsão de tropas portuguesas do Brasil se deram no recôncavo baiano nas cidades de Cachoeira, São Felix, Simões Filho e Salvador.
Em 2 de Julho de 1823 as últimas tropas portuguesas foram expulsas da Bahia e do Brasil, por isso essa data marca a Independência da Bahia e a consolidação da Independência do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário