quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Série: Prova de História 2013.2. Questão 9.

Revolução Liberal do Porto



QUESTÃO 9. Em 1820, a população portuguesa, liderada pela burguesia, se revoltou e exigiu que as tropas inglesas [...] saíssem do país. Foi convocada uma Assembléia Constituinte. Era a Revolução Liberal do Porto, movimento também chamado do Vintismo. Estava sendo derrubado o absolutismo. O rei poderia continuar sendo o mesmo, D. João VI, mas agora ele teria que obedecer à Constituição elaborada pelas Cortes (Parlamento), que eram controladas pela burguesia. (SCHMIDT, 2005, p. 321).

O “Vintismo” apresentava um nítido conteúdo antibrasileiro, porque, dentre suas exigências,

A) proibia a participação de representantes brasileiros estabelecidos na Colônia nos trabalhos do novo Parlamento português (as Cortes portuguesas).

B) se aliava aos ingleses, para anular as conquistas políticas e administrativas alcançadas pelo Brasil, após a transferência da Corte, em 1808.

C) estabelecia a recolonização do Brasil, que implicava a anulação da abertura dos portos e na retomada do controle administrativo brasileiro.

D) instalava a censura da imprensa no Brasil, fechando os jornais que circulavam nas  ruas urbanas e que faziam críticas à política das Cortes portuguesas.

E) impôs as tarifas Alves Branco, que elevaram consideravelmente os impostos sobre as mercadorias exportadas pelo Brasil, especialmente o cacau e a borracha.

Vamos começar entendendo o contexto. Fugindo da expansão Napoleônica no início do século XIX a família real portuguesa veio para o Brasil em 1808 juntamente com todo o corpo da administração pública portuguesa, em outras palavras: a administração do Estado português transferiu para o Brasil. Esse evento resultou em progresso para o Brasil e retrocesso para Portugal.
A vinda da família real para o Brasil trouxe uma série de melhorias para a colônia: abertura dos portos à nações amigas, fundação de bancos, escolas, faculdades, parques e, como mais importante, a elevação do Brasil da condição de colônia á condição de Reino Unido à Portugal e Algarves. Preste atenção: O Brasil deixa de ser Colônia e passa a ser Reino Unido á Portugal, é uma elevação da condição do Brasil.
Portugal sofreu a invasão francesa, o posterior domínio inglês, abandono por parte da administração pública, crise de abastecimento e a perda da colônia que já foi mencionada.
Em resposta à essa crise em Portugal estourou a Revolução Liberal do Porto (pesquisar os fundamentos do liberalismo). O que a questão te pede é uma das exigências dos revoltosos do Porto em Portugal, algumas o enunciado já adianta: Parlamentarismo, Constituição, submissão do rei à Constituição, retorno da família real para Portugal e...

LETRA A (ERRADA) Pelo contrário, havia a previsão da participação (minoritária) de representantes do Brasil.
LETRA B (ERRADA) É correto que se queria anular os pregressos da colônia, mas não se aliando aos ingleses.
LETRA C (CORRETA) Buscava-se a anulação de alguns dos progressos que expus no texto, são eles a abertura dos portos e a elevação do Brasil à Reino Unido. Se queria o fechamento dos portos para a exclusividade com o comércio de Portugal e O retorno do Brasil à condição de Colônia.
LETRA D (ERRADA) Não havia menção à imprensa colonial.
LETRA E (ERRADA) Uma série de erros, mas posso anular facilmente lembrando que a exploração do cacau e da borracha são fenômenos do final do século XIX e século XX, quase cem anos depois.


Portanto LETRA C é a CORRETA. Comente, critique e indique quais questões vocês querem respondidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário